Resumo do XXIII Encontro do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco

Olá pessoal,

Neste último sábado (15.12.2012) realizamos o último XXIII encontro do grupo de usuários de python de pernambuco (PUG-PE) do ano de 2012. Foram realizados este ano ao total 4 encontros do grupo. Infelizmente uma pouca se comparada ao ano passado que realizamos 10 encontros. Mas também foram de muitos aprendizados e também de novos membros e líderes emergindo. Muito feliz, pois vários membros estão segurando o PUG-PE este ano em especial os membros Renato Oliveira e Fernando Rocha pelo excelente trabalho que vem sido em nome do PUG-PE durante todo o ano. São os caras! Não posso esquecer de todos os outros membros aqui que são incontáveis que participam diretamente ou indiretamente na organização dos encontros.

Mas vamos ao que interessa seguem algumas fotos do encontro, este realizado no Centro de Informática (CIN-UFPE):

Galera no Encontro

Galera no Encontro

https://i0.wp.com/sphotos-d.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/399369_502639039757306_975931347_n.jpg

Galera no Encontro prestando atenção

Nossa primeira palestra foi ministrada pelo convidado do grupo de usuários de python da Paraíba (Grupy-PB) Ovídio que ministrou uma palestra introdutória sobre Web2Py, para quem não conhece este framework, é um dos frameworks que mais crescem na comunidade Python na parte web e foca ser bem mais simples e ágil o desenvolvimento dele. Ovídio possui uma empresa que faz consultoria para empresas e o governo e usa python nas suas soluções. A boa notícia é que ele é  commiter e contribuidor do projeto web2py, então é  um keynote mais do que especial.

Ovídio sobre o Web2Py

Ovídio sobre o Web2Py

Segue sua palestra:

http://www.slideshare.net/OvidioMarinho1/w2py-pyconpe

A próxima palestra foi realizada pelo membro do grupo Filipe Ximenes que apresentou técnicas de começar a desenvolver com o framework web Django. Ele é um dos desenvolvedores da startup Trainee World que foca em ajudar universitários e recém-formados a divulgarem seu currículo por meio de vídeo-currículos para empresas parceiras que buscam profissionais no mercado.  Bem legal sua palestra!

http://www.slideshare.net/filipeximenes/django-101-15657753

Filipe apresentando Django 101

Filipe apresentando Django 101

A outra palestra foi realizada pelo membro Marcel Caraciolo (@marcelcaraciolo) que apresentou uma palestra introdutória sobre Python, na verdade, a pílula azul da programação. O objetivo foi apresentar Python aos iniciantes e quem estavam chegando sobre o mercado e o potencial de Python na programação. Bem legal a palestra!

Marcel apresentando a palestra Python a pílula azul da programação

Marcel apresentando a palestra Python a pílula azul da programação

http://www.slideshare.net/marcelcaraciolo/python-a-plula-azul-da-programao


A última palestra do dia foi ministrada por Renato Oliveira que apresentou  Testes com Python & Django. Ele iniciou com uma breve introdução sobre a importância dos testes de software e como Python e Django permitem a construção de testes com unittest e doctest. Bem legal a palestra para mostrar os benefícios dos testes e do TDD.

http://www.slideshare.net/renatosoliveira1/tdd-not-sure-if-testing-or-developing

Renato Oliveira apresentando Django & Python & Testes

Renato Oliveira apresentando Django & Python & Testes

As outras palestras foram ministradas respectivamente por  Guilherme Medeiros que apresentou Aprendendo Django com Games com o seu projeto Django Wars (muito maneiro por sinal!!). Ele está desenvolvendo um blog tutorial ensinando como construir um jogo RPG usando Django Web. O objetivo é que qualquer um pode também aprender usando e seguindo os passos do seu tutorial!

Guilherme apresentando o Django Wars

E finalmente a palestra de Arthur Alvim que apresentou como ele resolveu em sua startup a Goow o problema de criação de subdomínios (ex: blog.pug.pe, ou api.pug.com) em Django. Muito bom o aprendizado também!

Arthur Alvim apresentando sobre subdominios com Django

Arthur Alvim apresentando sobre subdominios com Django

Não podemos esquecer da micro-palestra do pessoal da UFRPE que apresentou seus projetos usando Python & Android usando o S4LA.  Os caras destruiram fazendo um jogo de xadrez!!😀 Em breve virão apresentar uma palestra no PUG-PE!

Pessoal da UFRPE apresentando Python com Android

Pessoal da UFRPE apresentando Python com Android

Queremos agradecer ao pessoal do CIN, DA do Centro de Informática, Trainee World, PyCursos e todas startups que ajudaram a patrocinar o evento! Também agradecemos a O’Reilly mais uma vez nos cedendo diversos livros para serem sorteados em nosso encontro!!

Alguns livros sorteados da O'reilly sobre Python!

Alguns livros sorteados da O’reilly sobre Python!

 

Finalizamos então com nossa foto oficial do encontro!

Foto Oficial do XXIII Encontro do PUG-PE

Foto Oficial do XXIII Encontro do PUG-PE

Valeu, até 2013! E mais encontros do PUG-PE nos esperando! Python for the WIN!

PUG-PE team

PS: Para quem quiser ver mais fotos, estão todos hospedados no facebook.

Links Interessantes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: