Resumo do XXII Encontro do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco

Olá a todos,

Este post começa primeiro com 1 aviso importante!  Você já conhece o PythonBrasil ? Pois corra para conhecer mais sobre o maior evento da comunidade brasileira de Python! Resumindo, é um evento realizado anualmente pela comunidade para juntar os desenvolvedores para discutir sobre Python, programação, negócios e networking! Vale a pena e muito!  Este ano o evento será no Rio de Janeiro nos dias 21 a 25 de novembro. Terão palestras de 2 membros antigos do grupo PUG-PE Marcel Caraciolo (@marcelcaraciolo) e Daker Fernandes (@dakerfp) e fora a comitiva deste ano que serão ao total 6 membros do grupo!! Aproveitem visitem o site, olhem a agenda e participem! As inscrições ainda estão abertas.


I'm Attending to PythonBrasil[8]

Mas voltando então para o PUG-PE,  o segundo aviso é parabenizar o trabalho do grupo PUG-PE nas sessões de coding dojo e summer of code que estão ocorrendo pelas noites pelo IRC e pessoalmente na UFPE.  Parabenizo a todos que participaram na construção do nosso site oficial de eventos do PUG-PE totalmente remodelado para atender as novas demandas do grupo.  Parabenizar especialmente a Renato, Fernando e Gileno que estão continuando este grande trabalho que o PUG-PE merece!  Valeu pessoal!!

Novo portal de eventos do PUG-PE

Novo portal de eventos do PUG-PE

Agora finalmente o evento!  O evento ocorreu neste sábado nas dependências da nossa acolhida segunda casa Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).  Lá no Auditório do DEINFO aconteceu o  XXII Encontro do Grupo de usuários de Python de Pernambuco.

As palestras foram sensacionais!

Para começar com a palestra abre-alas ministrada pelos membros Fernando, Renato e Gileno sobre o PUG-PE, apresentando o grupo aos novatos!   Sempre bem legal ver essa palestra formatada a cada ano com algo diferente! Parabéns pessoal.

Palestra de Renato, Gileno e Fernando sobre o PUG-PE

Palestra de Renato, Gileno e Fernando sobre o PUG-PE

A próxima palestra foi ministrada pelo Gustavo Pinto que apresentou ‘Porque aprender haskell me fez um programador python melhor ?’  Uma palestra bem interessante sobre a influência de Haskell sobre Python especificamente no aprendizado de programação funcional, que descreve melhor como funciona o lado funcional de Python.

Slides

Algumas fotos da sua palestra:

Palestra ministrada por Gustavo Pinto sobre Haskell e Python Funcional

Palestra ministrada por Gustavo Pinto sobre Haskell e Python Funcional

A próxima palestra foi ministrada por Marcel Caraciolo com o título “Construindo Soluções Científicas com Big Data & Map Reduce “.  Nesta palestra Marcel focou em apresentar o cenário atual de Big Data, alguns conceitos introdutórios sobre Hadoop e o paradigma de computação distribuída MapReduce. Finalmente, como python se aplica com BigData com alguns exemplos legais. Vale a pena sacar a palestra dele na PythonBrasil!

Algumas fotos de sua palestra:

Marcel palestrando sobre Big Data

Marcel palestrando sobre Big Data

As palestras finais ficaram encarregadas pelo um flame war promovido entre sistemas operacionais. As palestras relâmpago focaram em apresentar como aproveitar o máximo do ambiente do OS para desenvolvimento com Python. Na disputa foram Mac OS x Arch Linux. Resultado final?! Empate técnico! rs rs cada um tem seu gosto, não se discute! Parabéns a Filipe do Trainee World e o  Fernando por falarem sobre seus OS’s favoritos!

Palestra do Fernando sobre Archie Linux

Palestra do Fernando sobre Archie Linux

Palestra sobre Mac OS do Filipe

Palestra sobre Mac OS do Filipe

Slides

Tivemos mais uma palestra ministrada por Renato Oliveira falando sobre o que ele espera da PythonBrasil deste ano. Pela sua visão sobre o que ocorrerá este ano por lá. Sem dúvidas imperdível!

Renato falando sobre a PythonBrasil 2012

Renato falando sobre a PythonBrasil 2012

À tarde tivemos nosso Coding-Dojo liderado por Renato, Fernando e Luciano Rodrigues (Nosso veterano!).  Galera engajou bastante e resolveram o problema proposto! Foi bem legal!

Pessoal interagindo no Coding Dojo!

Pessoal interagindo no Coding Dojo!

Foi sem dúvidas um grande evento! Parabenizar a todos envolvidos neste encontro sem exceção, inclusive ao Rafael nosso contato na UFRPE! Valeu man! Parabenizar a todos presentes. E parabenizar os patrocinadores LabCodes, PyCursos, Trainee World e a O’Reilly que nos cedeu vários livros e e-books para serem sorteados no encontro! Valeu por acreditar na gente, pessoal!

Membro ganhando um voucher para e-book da Oreilly

Membro ganhando um voucher para e-book da O’Reilly

Membro ganhando livro da Oreilly no sorteio

Membro ganhando livro da O’Reilly no sorteio

É isso pessoal, agora só após a PythonBrasil 2012! Aos que vão nos vemos lá! Aos que não vão nos vemos no XXIII Encontro que é este ano ainda , hein!😀

Finalizo com a nossa clássica foto:

Foto do XXII Encontro do PUG-PE

Foto do XXII Encontro do PUG-PE

Mais fotos por aqui.

Links para os assuntos discutidos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: