Resumo do XX Encontro do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco

Olá pessoal,

Neste último sábado (15.09.2012) realizamos o XX Encontro do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco. Foi uma pausa que ocorreu de bastante tempo (aproximadamente 5 meses) até termos nosso encontro de volta. Tentamos ter o evento perfeito, mas a busca pela perfeição nunca alcança e esse hiato provocado levou a toda esta pausa. Então decidimos voltar da mesma maneira que sempre começamos: Fast & Furious.

O local foi na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) no auditório principal ! Quero agradecer a Genésio (um dos coordenadores do curso de eng. da computação) e Rodrigo Lira (aluno do eng. da computação) pelo apoio logístico e de infra-estrutura do local! Foi show demais! Também um parabéns especial a todos os membros, mas destaco a força de vontade dos colegas Renato Oliveira e Fernando Rocha pela vontade e decisão para tornamos tudo isto realidade!😀

Ao público presente, também valeu a presença! Vamos a eles então:

Público no XX PUG-PE

Público no XX PUG-PE

Público no XX PUG-PE

Público no XX PUG-PE

A nossa primeira palestra foi ministrada por Mar… ops! Agora não mais! O cetro da apresentação foi passada aos nossos membros Gileno, Renato e Fernando que apresentaram a todos o grupo e as missões e objetivos do grupo @pugpe.

Algumas fotos dos palestrantes:

Gileno, Fernando e Renato Apresentando o PUG-PE

Gileno, Fernando e Renato Apresentando o PUG-PE

Material da palestra

A segunda palestra foi ministrada pelo Engenheiro da CHESF Hugo Salvador que apresentou seu projeto envolvendo automação de listas de pontos de estações elétricas. Um projeto que ele começou independentemente na CHESF com o uso de Python e Tkinter e que acabou ganhando apoio total do setor e como um dos projetos homologados onde ele trabalha. Trabalho muito legal contado por um engenheiro que aprendeu a programar com C#, mas viu em Python a facilidade e rapidez de programar! Fora que ele mesmo disse que era muito mais divertido!

Abaixo o material dos slides dele:

Algumas fotos de sua palestra:

Hugo apresentando seu projeto criado na CHESF

Hugo apresentando seu projeto criado na CHESF

A próxima palestra foi ministrada pelo nosso membro Fernando Rocha que apresentou técnicas de automação de deploys com Python com exemplos e dicas para quem está querendo explorar esta área. Dicas preciosas foram dadas em especial desmistificando alguns pontos sobre o Heroku!  Valeu a pena para quem queria um tópico mais avançado dentro da programação!

Seguem os slides da sua palestra:


As fotos dele palestrando:

Fernando falando sobre arte do deploy

Fernando falando sobre arte do deploy

A última palestra da manhã foi ministrada por Genésio, que apresentou o projeto de células empreendedoras (onde Pug-PE é uma delas) com o objetivo de incentivar a inovação e o empreendorismo local por meio de celulas comunitárias com interesse em desenvolver alguma idéia ou algum projeto em prática. Eis uma excelente iniciativa que quer se replicar em várias outras áreas! Parabéns Genésio pelo excelente trabalho, vai colher muitos frutos disso com certeza!

Fotos de Genésio palestrando:

Genésio apresentando as Células Empreendedoras

Genésio apresentando as Células Empreendedoras

Finalmente pela manhã tivemos a palestra relâmpago de Marcel Caraciolo (@marcelcaraciolo) que apresentou sua startup PyCursos, uma plataforma de ensino à distância de Python e suas aplicações. Palestra rápida apresentando vários cursos bem diferenciados no mercado e como os alunos podem interagir com outros alunos e ensinar ou aprender de forma facilitada. Vale a pena dar uma olhada nos cursos!

Fotos da sua mini-palestra:

Marcel apresentando o PyCursos

Marcel apresentando o PyCursos

O turno da tarde começou com a palestra do Amadeus, que apresentou o projeto Amadeus, uma rede educacional em software livre bastante conhecida e que está sendo reescrita para uma versão em Python/Django e conta com o apoio da comunidade de software livre para a construção e amadurecimento deste projeto.  Vale a pena para quem está começando a desenvolver software livre a conhecer este projeto, além de aprender bastante estará contribuindo com software livre homologado pelo Portal de Software Livre Público do Governo Federal!😀

Material da palestra:
Fotos dos palestrantes:

Equipe Amadeus Apresentando

Equipe Amadeus Apresentando

A próxima palestra realizada foi de Igor Fagner que apresentou seu projeto de computação científica envolvendo seu projeto de mestrado envolvendo algoritmos para análise de imagens. Em breve ele disponibilizará o seu material!

Igor Fagner apresentando seu projeto

Igor Fagner apresentando seu projeto

Finalmente tivemos a palestra de Guilherme Medeiros com Python/Django para jogos! Bem cômica e bem intuitiva para todos que querem desenvolver projetos com Python para web com Django. Muito legal os exemplos que ele forneceu durante a palestra.

Material da Palestra:


Fotos da sua palestra:

Guilherme apresentando Django e Jogos

Guilherme apresentando Django e Jogos

A palestra que encerrou o nosso encontro foi ministrada pelo membro Daker Fernandes sobre o tema do momento: raspberry pi que é  uma poderosa placa com capacidade de processamento e tem entradas usb aceita cartão de memória e ainda programar Python/C nele! Um mini-computador de baixo custo! Muito irado!

Daker apresentando  o Raspberry pi
Daker apresentando o Raspberry pi

E assim tivemos o nosso XX Encontro,  o tão esperado!!  Quero parabenizar a todos os palestrantes e nossos patrocinadores Orygens, Hostech, Amadeus e a Escola Politécnica em especial que nos ajudou com o espaço!!😀

Público ganhando os brindes da PythonBrasil!

Público ganhando os brindes da PythonBrasil!

Público feminino tb estava presente!

Público feminino tb estava presente!

E para não perdermos o ritmo já estamos preparando o nosso XXI Encontro! Para quem não foi vejo então vocês no próximo encontro!

Galera no XX Encontro!

Galera no XX Encontro!

Valeu pessoal !

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

Fotos do encontro aqui!

Links para os assuntos discutidos

3 Respostas

  1. Me parece que foi muito legal mesmo pessoal, parabéns. Sou de Pernambuco e moro no interioro de SP. Um dia quando for pra Pernambuco eu quero encontrar com vocês e bater um papo pythônico.

    Parabéns a todos.

  2. Ah, Marcel como faço pra conseguir uma camiseta daquelas?

  3. E meu nome saiu errado nos dois comentários…. Meu nome é Helder pessoal… Desculpem o flood de comentários.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: