Olá pessoal,
Neste último sábado (28.01.2012) realizamos o primeiro encontro do ano de 2012: O XVIII Encontro do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco. Este foi sediado no Anfiteatro do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco com a presença moderada de vários membros e um novo público presente. Contamos com as palestras principais de Túlio Caraciolo da Manifesto Games Studio, Marcel Caraciolo da Orygens e várias palestras-relâmpago.
Algumas fotos do público presente:
Antes de começarmos o resumo do evento, gostaríamos de agradecer aos membros que ajudaram a organizar o evento, não precisarei citar nomes, então todos que ajudaram ou contribuíram, muito obrigado! Quero destacar um agradecimento especial ao membro Renato Oliveira do Departamento Acadêmico do CIN/UFPE que está fazendo um excelente trabalho divulgando as comunidades open-source em Pernambuco dentro do CIN, graças ao D.A. pudemos realizar este encontro novamente no CIN/UFPE. E por fim aos nossos patrocinadores: as empresas Idealizza (@idealizza), Orygens (@orygens) e a Hostech pelo apoio e ajuda de custos para os brindes e coffee-break! 😀
A primeira palestra do dia foi ministrada por Marcel Caraciolo (@marcelcaraciolo) com a apresentação intitucional “O que é o PUG-PE”. Nesta palestra ele apresentou o grupo aos novos membros e também apresentou algumas métricas de uma enquete realizada em 2011 do perfil de desenvolvedores Python em Pernambuco. Vale a pena dar uma olhada nos slides da apresentação para entender um pouco melhor o cenário de Python em Pernambuco!
A próxima palestra foi ministrada por Túlio Caraciolo (@tuliocaraciolo ) que apresentou “Como Python auxilia na construção de jogos”. Uma palestra muito boa, bem detalhada e inclusivo com código-fonte da palestra rs rs! Ele apresentou em detalhes como Python auxiliou na construção de diversos jogos na sua empresa em especial nas atividades de manipulação de arquivos e de sistema operacional. Recomendo a todos a olharem com carinho sua palestra! E muitos podem entender como Python também pode ser aplicado a jogos! Destaque à construção de bots no BattleField que é em Python!!! 😀 😀
A próxima palestra foi de Marcel Caraciolo (@marcelcaraciolo) que apresentou sobre processamento de linguagem natural com a ferramenta NLTK , em especial, como pré-processar e lidar com textos em língua portuguesa brasileira. Ele comentou passo -a-passo o fluxo de mineração de textos, com exemplos em classificação de textos e por fim sua maior contribuição está na ajuda de um projeto com o grupo de línguistica computacional da UFCE liderado pelo professor Leonel onde constroem um conjunto de ferramentas para tratamento e processamento em textos de língua portuguesa brasileira chamado Aelius Donatus, totalmente open-source!
Slides em breve.
Por fim a última parte do evento foi dedicada às palestras-relâmpago! Tivemos 5 palestras-relâmpago ao todo! A primeira foi sobre o sistema de cursos e treinamento de Python e suas aplicações à distância chamado PyCursos criado por Marcel Caraciolo e Gileno Filho. Eles fundaram este projeto como meio de ensinar e divulgar a linguagem Python por meio de uma plataforma de ensino à distância similar aos cursos on-line oferecidso nos mesmos modelos em Stanford. Nestes cursos o aluno poderá assistir video-aulas em sua casa a qualquer hora e quantas vezes quiser até o final do curso e poder discutir por meio de foruns e resolver exercicios por meio de exercicios on-line e programação! Atualmente estão acontecendo os cursos de Computação Científica com Python e Desenvolvedor Python. A idéia é lançar mais cursos durante o semestre!
A próxima palestra foi ministrada por Jonas Xavier, estudante do IFPE, que falou sobre o seu trabalho com a Wikipedia em um projeto open-source sobre mineração de dados. Ele fala sobre seu trabalho junto à organização, o status atual e como outros podem contribuir nesta área de mineração com textos da Wikipedia.
A próxima palestra relâmpago foi ministrada por Mailson Lira que apresentou como Python ajudou em um dos projetos de uma disciplina cursada por ele no seu curso focado em Realidade Aumentada. Ele apresentou o OpenCv com um trabalho muito legal onde ele simulou ações do Kinect por meio de Python que permite acessar a webcam do seu computador e manipular em tempo real as imagens capturadas por ela. O resultado foi um joguinho bem legal de estourar bolas por meio de uma câmera onde as pessoas com as mão poderiam estourar as bolinhas.
A próxima palestra foi de Marcel Caraciolo sobre o PyFoursquare, que é uma biblioteca para acessar a API da rede social de localização móvel Foursquare em Python. O trabalho que foi resultado do seu trabalho de mestrado (1 deles) foi reorganizado e disponibilizado em projeto open-source para que outros desenvolvedores pudessem contribuir e usar o projeto. Seu projeto já foi inclusive listado em uma das bibliotecas oficiais de Python para Foursquare!
A última palestra foi uma discussão entre os membros presentes sobre como será organizado o XX Encontro do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco, que pretende comemorar os 20 encontros com um encontro especial envolvendo palestrantes de fora, sorteio de brindes, open-spaces e muitas outras atividades. Em breve estaremos informando mais detalhes em como estaremos recebendo colaborações. Recomendo acessar a nossa lista de discussão do grupo e acompanhar nossas threads para mais detalhes!
E assim terminamos mais um encontro do PUG-PE, muito networking, muita informação e troca de conhecimento! Evento muito bem realizado e acredito ter agradado a todos! Até o próximo XIX!
Fotos do encontro podem ser encontradas aqui.
Atenciosamente,
Marcel Caraciolo
Links para os assuntos discutidos
- Python
- SmallActs Manifesto
- Manifesto Game Studio
- Battlefield Bots Python
- NLTK
- Projeto Aelius Donatus
- PyCursos
- OpenCv
- PyFoursquare
Filed under: resumos, Uncategorized | Tagged: agenda, apresentações, curso, encontros, eventos, foursquare, inteligencia artificial, nlp, nltk, opencv, palestra, palestras, pernambuco, PUG-PE, pugpe, pygame, python, ufpe, wikipedia |
Esse encontro foi muito massa! Gostei de ter ido e ver o erro que é perder um encontro do PUG-PE! 😀