PUG-PE no ENSOL (Encontro de Software Livre da Paraíba)!!

Olá pessoal,

Hoje tivemos o primeiro dia do Encontro de Software Livre da Paraíba, conhecido também como o ENSOL (@ENSOL).  Uma das palestras em especial que gostaria de destacar foi a palestra ministrada por Yuri Malheiros (@yurimalheiros) que apresentou sobre “Construindo  Comunidades Bem-Sucedidas” .

Abaixo um resumo da palestra retirada do próprio site do evento:

“Criando Comunidades Bem-Sucedidas – Comunidades virtuais interligando pessoas ao redor do mundo são extremamente comuns no mundo do software livre. Entretanto, tão ou até mais forte que as comunidades virtuais, são as comunidades reais que existem onde você vive. Neste trabalho serão mostradas comunidades relacionadas a tecnologia existentes em João Pessoa e Recife, o #horaextrajp, o Dojo Jampa e o Grupo de Usuários de Python de Pernambuco. Será visto como elas nasceram, cresceram e os resultados obtidos através das comunidades. Além de incentivar a participação das pessoas, o objetivo desta palestra é inspirar e servir como guia para quem quiser começar uma comunidade de sucesso em sua cidade.”

Como vocês podem perceber o PUG-PE teve uma menção junto ao encontro e serviu como exemplo de uma comunidade crescente e que vem resultando em excelentes resultados junto à comunidade open-source e de software livre local em Pernambuco e na região Nordeste. Trabalhos similares estão sendo realizados no Ceará, Rio Grande do Norte e também na Paraíba como Coding Dojos, HoraExtra, etc.

Fui um dos autores do trabalho mas infelizmente não pude comparecer ao evento para palestrar. Entretanto, o Yuri deu conta do trabalho e representou bem nosso grupo durante o encontro! Parabéns Yuri!!

Abaixo algumas fotos da palestra:

Yuri palestrando sobre comunidades open-source

Yuri palestrando sobre comunidades open-source

Yuri apresentando as comunidade Nordestinas de Software Livre

Yuri apresentando as comunidade Nordestinas de Software Livre

Slides estão disponíveis aqui para visualização e download.

O artigo submetido ao encontro se encontra aqui para download.

Espero que o Grupo de Usuários de Python de Pernambuco, HoraExtraJP e DojoJampa sirvam de exemplos para outras comunidades de software livre sementes espalhadas na região Nordeste e no Brasil! Precisamos dessas pequenas iniciativas!

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

3 Respostas

  1. Mais uma vez parabéns, pessoal! Muito bom ver as iniciativas se expandindo cada vez mais! Sucesso!

  2. Eu tava la, palestra foi legal. Espero participar do Hora Extra! Parabéns Yuri e Marcelo!

  3. […] site que fala sobre a palestra e a infiltraçao Pythonista esta ai neste link, vale a pena conferir.PUG-PE no ENSOL Encontro de Software Livre da Paraíba!! « PUG-PE. Aproveitar o espaço e parabenizar ao PUG-PE pela participação no evento. LikeBe the first to […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: