Projeto Social Cats: O agregador social de eventos – em Python com Google AppEngine

Olá pessoal,

Gostaria de divulgar um projeto muito interessante que começou há aproximadamente 1 ano atrás por um grupo de alunos do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIN/UFPE). O sistema Social Cats que foi lançado ao público há quase 1 mês aproximadamente funciona como um agregador de eventos das cidades brasileiras, permitindo os usuários descobrirem baladas e festas que ocorrem na sua cidade.  Integrado com a rede social Facebook, o usuário não somente pode se planejar e informar se vai ou não ao evento, como também descobrir quem irá também para aquela balada. Para isto, ele usa APIs do Facebook que permitem capturar quais dos usuários que marcaram aquele determinado evento.

 

Social Cats

Plataforma Social Cats

O mais interessante deste projeto é que ele foi desenvolvido com a plataforma Python em cima da infra-estrutura nas nuvens da Google: Google AppEngine.  O resultado deste trabalho tem colhido bons frutos onde os alunos empreendedores foram finalistas do Desafio da Campus Party Campuseiros Empreendem e semi-finalistas do prêmio Santader de Empreendorismo.

O mais interessante é que tudo isto começou em uma disciplina do centro de informática entitulada pelos alunos de ‘projetão’, onde devem desenvolver um projeto completo com modelo de negócio e apresentá-lo para um time de professores que devem avaliar o projeto como possíveis investidores.  O estudante Flávio Juvenal (@flaviojuvenal), um dos idealizadores do projeto, comentou em uma entrevista que a primeira experiência com Python pelo grupo foi durante este projetão, e desde então tem sido a escolha principal em seus projetos.

Abaixo a transcrição de uma entrevista com Flávio Juvenal sobre a escolha de Python como principal plataforma de desenvolvimento para o Social Cats:

“Nós da Mameluco escolhemos Python desde o início do nosso primeiro projeto, o website CATS. Como nossa plataforma cloud era o Google App Engine, podíamos escolher entre Python e Java. Consideramos então “arriscar” e tentar trabalhar com Python, apesar de todos os envolvidos no projeto terem vasta experiência em Java. Foi uma grande surpresa. Conseguimos instalar a plataforma de desenvolvimento, configurá-la no IDE Eclipse e escrever um ‘Hello World’ no servidor em questão de minutos.

Isso tudo faz quase 1 ano. O projeto já teve protótipos, recomeços, paradas e várias mudanças. Tivemos até algumas dificuldades a natureza não-relacional do Google App Engine, mas nenhum problema com a linguagem Python. Muito pelo contrário, se tivessemos escolhido Java, gastaríamos horas escrevendo e editando XMLs e Annotations. Em Python não há necessidade de dezenas de arquivos de configuração. Tudo é muito intuitivo, as coisas funcionam do jeito que você espera que funcione!

Durante o período de desenvolvimento do CATS, trabalhei muito com Java EE em outro projeto. A dificuldade de configuração, a necessidade de ler centenas de páginas de especificação e a pouca expressividade de Java EE me fizeram abandonar Java como primeira linguagem! Toda programação será programação web! Eu sempre gostei de Java, mas Java para web me decepcionou! Foi mesmo em Python que encontrei a maneira mais natural de programar servidores, arquiteturas MVC, handlers REST e clientes HTTP.

O ecossistema pernambucano de tecnologia está cheio de empresas que precisam crescer e responder rápido a mudanças no mercado e na expectativa dos usuários. Java, .NET, PHP não são a opção ideal para essa realidade. Quer uma linguagem para um desenvolvimento leve, intuitivo e de fácil manutenção? Escolha Python. “

Parabéns aos envolvidos e aproveitem este belo guia eletrônico de festas, baladas e eventos do cenário de entretenimento de Pernambuco! Estes projetos mostram o potencial de Python e o trabalho forte do PUG-PE em estimular este desenvolvimento (um dos cursos de introdução a Python foi dado pelos membros Marcel Caraciolo (@marcelcaraciolo) e Daker Fernandes (@dakerfp)).

Para saberem mais sobre o projeto, podem ver este link (com a primeira apresentação deles em um dos nossos encontros) e este link com a apresentação no nosso X Encontro do PUG-PE.

Parabéns pessoal pelo trabalho,

E pessoal venham conhecer o Social Cats!

Att.

Marcel Caraciolo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: