Resumo do IX Encontro do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco

Olá pessoal,

Hoje tivemos nosso IX Encontro do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE) realizado na unidade do faculdade Unibratec em Recife. Tivemos uma excelente qualidade técnica de palestras, todavia ainda estamos sofrendo alguns problemas de atraso o que nos atrapalha, em especial, na perda de boas de palestras que deveriam ser realizadas no dia. Mas isso falaremos mais sobre isso depois.

Nosso encontro começou às 08:00 com o começo sempre mais morno. Tivemos que pular algumas palestras em especial a de boas vindas do Marcel (@marcelcaraciolo) ao PUG-PE, porque na hora agendada não tivemos nenhum novato no grupo. Haha! Só os anciões do grupo presentes!

Público do IX PUG-PE

Público do IX PUG-PE

Começamos então com a palestra do Daker Fernandes (@dakerfp) que começou a apresentar sobre o seu projeto Swithon.  O Swithon é uma iniciativa dele de começar a desenvolver um interpretador que se comunique com Prolog, uma linguagem de programação lógica que  usa uma sintaxe declarativa para representar uma coleção (base de dados) de fatos e relações lógicas (regras) que exprimem o domínio relacional do problema a resolver. Os problemas a serem solucionados com esse tipo de linguagem são diversos desde construção de sistemas especialistas a assistentes virtuais inteligentes. Daker introduziu um pouco sobre Prolog, falando sobre as suas características e apresentou uma pequena demonstração com um sistema de busca interativa que permitia por meio de linguagem natural ensinar ao seu assistente em Prolog sobre a taxonomia dos animais (Simplesmente sensacional!).   Durante a sua palestra, foram discutidos diversas alternativas para aprimorar a construção deste Binding com Python.  De acordo com Daker, ele pretende lançar em breve o projeto em um repósitorio open-source onde todos podem contribuir com ele no desenvolvimento desta ferramenta. Ele acredita que com a união de Python e Prolog é possível construir sistemas inteligentes que possam trabalhar com engines de inferência e raciocínio lógico por meio da linguagem declarativa de Prolog e as estruturas de dados providas por Python. Mais informações sobre seu projeto, ver o seu blog CodeCereal, onde ele apresenta com detalhes seu projeto. O link para o repositório se encontra aqui.

Daker apresentando  Swithon

Daker apresentando Swithon

A próxima palestra ministrada foi por Marcel Caraciolo (@marcelcaraciolo), onde apresentou sua palestra sobre Sistemas de Recomendação com Python.  Esta palestra, eu acredito que despertou a atenção de muitos presentes pois apresentava de uma forma fácil e introdutória como funciona os sistemas de recomendação  e como estes podem ser implementados utilizando Python. Ele demonstrou alguns exemplos práticos com base de dados reais (Recomendação de ofertas de sites de compras coletivas e Recomendação de usuários para o Twitter).  No fim ele inclusive falou da sua iniciativa que já tem alguns colaboradores  desenvolvendo um  framework em Python para recomendações.  No momento, já tem implementado os algoritmos de filtragem colaborativa, mas a meta é continuar implementando os algoritmos por filtragem por conteúdo, otimizações e até seu trabalho corrente que é a construção de uma engine para computação distribuída em cima do Hadoop/Amazon EMR. Mais interessados sobre o projeto entitulado Crab podem encontrar neste link (O projeto está hospedado no GitHub). Outro detalhe legal foi que um destes algoritmos já está em produção hoje em uma rede social brasileira (http://atepassar.com) recomendando novos usuários .

Marcel palestrando sobre Recomendações na Web

Marcel palestrando sobre Recomendações na Web

Depois tivemos o nosso clássico intervalo, onde saboreamos os quitutes do nosso prestigiado coffee-break. Pena que não tiramos fotos deste grande momento! Como sempre eu vejo esse momento para discutirmos e trocarmos idéias sobre diversos assuntos e sempre incrementar nosso networking.

Após o intervalo tivemos a palestra do Lauro Mora (@lauromoura) e Daker Fernandes (@dakerfp) sobre Qml + Python. O QML é um framework para construção de interfaces gráficas em cima do framework Qt, o qual pode-se usar JavaScript para construir toda sua interface de uma maneira fácil e depois integrar/embarcar seu código em Python. O que deixou todos presentes bastante animados (muitos ‘caramba!’, :O  )  foi a série de demonstrações que eles apresentaram onde o QML se mostrou capaz de construir poderosas interfaces com animações com poucas linhas de código. Simplesmente uma alternativa forte a  se considerar agora na hora de construir a interface da sua próxima aplicação.  Daker e Lauro trabalham no Instituto Nokia de Tecnologia, onde a Nokia investe (por sinal até comprou)  no framework Qt.  Um dos momentos memoráveis foi a apresentação de Lauro da sua versão em QML do nosso Semáforo implementado em Python + PyGame que serviria para controlar o tempo de apresentação das palestras relâmpago. Muito boa!

Lauro Moura e Daker Fernandes apresentando o QML

Lauro Moura e Daker Fernandes apresentando o QML

 

Link para documentação e start guide em QML.

Link para o semáforo do PUG-PE em QML

Depois desta palestra, tivemos o nosso tão esperado I Toró de Palestras, nosso pseudo-nome para o I Palestras Relâmpago do PUGPE.  O objetivo deste evento é realizarmos diversas palestras em um período de 5 minutos abordando diversas temáticas. Se você tem problema com slides ou não curte apresentar por muito tempo, ou quer apresentar algo simples; este é o lugar. Tivemos 4 palestras sobre conteúdos diversos. Começamos com Marcel (@marcelcaraciolo) introduzindo um pouco como funciona esse modelo de palestras, seguido por Luciano Rodrigues (@lucrodsilva) falando sobre o PIP (Instalador de pacotes em Python), Rodrigo Lira (@rodrigoclira) falando sobre a solução proposta por ele para o problema do Telefones proposta durante a chamada do Google Developers Day 2010 e por fim Lauro Moura (@lauromoura) falando sobre  uma discussão recente na lista do pythonbrasil sobre o mecanismo de tratamento de exceções em Python relacionado ao try: except: Finally (Sim , o que vocÊ acha que retorna quando se faz  try:  return True  finally: return False  ?  Resposta você verá no vídeo! hehe).

Marcel apresentando o Toró de Palestras

Marcel apresentando o Toró de Palestras

Apresentação de Luciano sobre o PIP

Rodrigo Lira apresentando sobre a sua solução para o problema dos Telefones

Rodrigo Lira apresentando sobre a sua solução para o problema dos Telefones

 

Lauro Moura falando sobre o Try : Finally:

Lauro Moura falando sobre o Try : Finally:

O mais legal durante o nosso I Toró de Palestras foi o nosso pequeno semáforo desenvolvido para servir de mecanismo de controle de tempo durante as apresentações ( no máximo 5 minutos) inspirado no semáforo apresentado pelo pessoal da PythonBrasil no encontro deste ano de 2010. Só o Luciano que não conseguiu terminar a tempo, mas no geral pessoal conseguiu se gerenciar a tempo.  O semáforo está disponível no nosso repósitorio no Github e é totalmente open-source e expansível! Inclusive tivemos contribuições de Lauro Moura e Daker Fernandes com uma barra de progresso embaixo do sinal e a interface totalmente feita em QML. O  link para o projeto pode ser encontrado aqui.

Pug-PE Toró Watcher em ação!

Pug-PE Toró Watcher em ação!

A última palestra do dia foi apresentada por Rafael Carício (@rafaelcaricio) que falou sobre exploração de falhas de segurança na Web com SQL Injection. Palestra que foi praticamente uma aula muito interessante com demonstração de uma exploração de uma falha em cima de uma solução real para um problema de desempenho  que ele tinha em um projeto web na sua empresa. Acabou que a solução adotada, tinha uma falha grave de segurança, o qual podia por meio de consultas SQL manipuladas obter informações dos usuários de um sistema ou até uma lista de e-mails cadastrados.  A demonstração foi feita em cima Django + Nginx + Python, e deixa claro a vulnerabilidade dos sites hoje se o administrador não se preocupar em adotar medidas eficientes para proteger o seu site desses possíveis ataques. Mais informações podem ser encontradas no seu blog oficial.

Nosso PUG-PE Toró Watcher

Nosso PUG-PE Toró Watcher em ação!

E assim terminamos o nosso IX Encontro do Grupo de USuários de Python de Pernambuco. Não tivemos 2 palestras que estavam agendadas para este encontro sobre PyGTK com Rômulo Jales e Ensino de Algoritmos com Python com Prof. Wilson, mas que serão reagendadas para um próximo encontro!

Claro, não podíamos esquecer a pose para nossa foto oficial do evento com todos os presentes! Agradecimentos a todos membros, novatos, palestrantes, Unibratec e ao Filipe Batista por nos intermediar com o pessoal da infra-estrutura para a realização deste evento!

Pose para foto do  IX Encontro do PUG-PE

Pose para foto do IX Encontro do PUG-PE

Agora vamos nos organizar para o X Encontro do PUG-PE com possíveis mudanças de horário e até dia da semana! Em breve isto será comentado! Enquanto isso vamos nos organizando para o nosso II Hora Extra que será realizado durante o mês dezembro!  E para quem não pôde comparecer, não se preocupe que gravamos todo o evento! Em breve disponível no nosso canal de vídeos!

Até a próxima,

Marcel Caraciolo

Membro e Moderador do PUG-PE

Links para os assuntos comentados

2 Respostas

  1. Totalmente excelente!

    A turma de Pernambuco está de parabéns. Relato inspirador! Continuem essa grande referência para todos nós.

    Um grande abraço, HB!

  2. […] informando neste post que os vídeos do último encontro do grupo (IX Encontro do PUGPE) realizado na Unibratec em Recife já estão disponíveis no nosso canal de vídeos do Blip.Tv.  […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: