Resumo do PUG-PE em 2011

Olá pessoal,

Este post vem como um post resumido do que aconteceu com este grupo no ano de 2011. Irei ser bem breve, em especial com fazer várias menções epeciais para diversos novos membros, palestrantes e parceiros que participaram da construção do PUG-PE este ano.

Este grupo de usuários foi fundado em 2007 por alguns membros, um deles gosto sempre de citar o nosso colega e membro e fundador da célula Rodrigo Amaral (@rodrigoamaral). Embora com algumas tentativas de tentar realizar um encontro, só apenas este ano conseguimos organizar nosso primeiro encontro oficial, precisamente em fevereiro no ano de 2010. Desde então, começamos a encorpar e os encontros cada vez mais frequentes  em periodicidade mensal. Este ano de 2011 o grupo se consolidou como um dos mais ativos grupos de software livre na região Nordeste onde conseguimos consolidar com diversas atividades durante o ano. Ao total neste ano de 2011 realizamos 8 Encontros Oficiais, os quais foram distribuídos em diversas faculdades de tecnologia pernambucanas como CIN/UFPE, UFRPE, POLI e IFPE. Realizamos nosso encontro especial de aniversário na Livraria Cultura e também encontros no ITBC no Recife Antigo. Formamos 2 turmas este ano de 2011 em conjunto com o CITI da UFPE o qual novos desenvolvedores Python saíram para o mercado! E sem mencionar os diversos workshops de Python espalhados pelo Recife , interior e fora do estado!! (Fomos para Aracaju -Sergipe!). Fomos mencionados também na revista Espírito Livre, uma das mais respeitadas revistas brasileiras sobre software livre e  por fim, tivemos uma boa amostra de representantes da nossa célula no encontro Brasileiro da comunidade Python (PythonBrasil), inclusive o próprio grupo foi tema de palestra oficial dentro da trilha do encontro!

X Encontro do PUG-PE

X Encontro do PUG-PE

X Encontro do PUG-PE

XI Encontro do PUG-PE
XI Encontro do PUG-PE

XI Encontro do PUG-PE

XII Encontro do PUG-PE
XII Encontro do PUG-PE

XII Encontro do PUG-PE

XIII Encontro do PUG-PE
XIII Encontro do PUG-PE

XIII Encontro do PUG-PE

XIV Encontro do PUG-PE
XIV Encontro do PUG-PE

XIV Encontro do PUG-PE

XV Encontro do PUG-PE
XV Encontro do PUG-PE

XV Encontro do PUG-PE

XVI Encontro do PUG-PE
XVI Encontro do PUG-PE

XVI Encontro do PUG-PE

XVII  Encontro do PUG-PE
XVII Encontro do PUG-PE

XVII Encontro do PUG-PE

Não só realizamos encontros como também construimos nosso I Open-Space : O Famoso PUG-PE Summer of Code onde tivemos um dia de aprendizado e desenvolvimento com Django.  Oficinas de Python também em conjunto ao Centro de Reciclagem da Unidade Marista em Recife também foram ministradas à garotada que está aprendendo programação por lá.   O ritmo de crescimento foi também muito melhor que o ano de 2010 onde saltamos de 205 usuários para 397 usuários, um crescimento de 48% de usuários!

Histórico de Usuários no PUGPE desde 2007
Histórico do PUG-PE

Histórico do PUG-PE

Mas este é apenas um resultado parcial e fruto de um trabalho contínuo e  voluntário de pessoas com interesses afins que querem conversar e discutir sobre Python, tecnologia e software livre e cultura digital. Acredito que se somos referência no estado de Pernambuco, e até nível Nordeste/ Brasil.  Mas não paramos por aqui, temos metas maiores para o ano de 2012 e espero poder estar participando deste time sensacional que forma hoje o grupo do PUG-PE.

Tenho que agradecer em nome de todos os grupos a todos visitantes deste blog, a todos os palestrantes convidados que cederam seu tempo para palestrarem em nossos encontros, a todos os membros (não precisarei citar pois cada um sabe quem é) , designers voluntários, web-designers que tornaram estes encontros uma realidade, em diversos aspectos: infra-estrutura, logística, coffe-break, cabos, etc.

Um agradecimento especial às empresas Idealizza, Especializa, Orygens, Hostech, Fontech pelo suporte oferecido durante todo o ano em sorteios, patrocínios e apoios. Empresas que acreditam no nosso trabalho!

Agradeço a todos os visitantes deste blog e a todos que apoiam essa comunidade diretamente e indiretamente, esperamos que possamos alcançar muito mais usuários e disseminar cada vez Python em todos ambientes seja acadêmico ou profissional. Uma menção honrosa ao fundador desta célula, Rodrigo Amaral por ter mantido essa chama viva durante todo este tempo em 3 anos. E vários obrigados a todas  universidades que nos cederam o seu espaço para podermos sediar nossos encontros. Quero agradecer também o apoio de todas células irmãs Grupy-PB, Grupy-AL, Grupy-RN, PythonBrasil, APyB pelo apoio na divulgação e logística.

Vamos trabalhar forte para que no ano de 2012 possamos atingir metas maiores e chegarmos mais longe, melhorar muito ainda em nossos possíveis encontros quem sabe até ter um encontro de maior porte no cenário nordestino.

E é isso aê , que venha 2012 e muito Python na veia! :D

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo
Membro e Moderador da Célula PUG-PE

About these ads

4 Respostas

  1. Valeu pelas palavras, Marcel!

    Sempre repito que para mim é motivo de muita satisfação ter tido a oportunidade de contribuir com essa iniciativa fantástica que é o PUG de Pernambuco. É incrível como tanta gente boa conseguiu se juntar em torno dessa atividade. O grupo é a prova viva de que “small acts make great revolutions”.

    Sou muito grato a todos não apenas pelo aprendizado, mas principalmente pelas boas amizades que surgiram e que espero continuar a cultivar anda por muito tempo. Que 2012 venha recheado de muito mais sucesso e realizações para todos!

    Grande abraço,

    Rodrigo Amaral

  2. É isso aí! Muito legal o grupo, feliz de ter começado a participar esse ano, recomendo! =D

  3. Quero Aproveita e AGRADECER, mais um vez, uma das coisas maravilhosas que me aconteceu este ano, conhecia o grupo a um tempo mais juntei minha falta de tempo com a vontade de ir a um encontro e consegui fazer com o local onde trabalho abrisse as portas para o encontro, agora as portas não fecham mais e o PUG tem aqui espaço aberto, para palestras oficinas …, OBRIGADO e este povo que não mede esforços, não se limita se dar vive de fato a FILOSOFIA da Liberdade, PARABÉNS POVO DA COBRA!!!!

    QUE VENHA 2012!!!

  4. Queria deixar aqui os meus parabéns a comunidade de Recife. Sou do Rio mas fui ao XV encontro por estar a passeio pela cidade e senti a força e o entusiasmo da comunidade de vocês. As palestras foram descontraídas mas muito profícuas. Foi mais uma boa impressão que Recife me deixou!! Parabéns a todos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: