Resumo do VII Encontro do PUG-PE

Olá a todos,

Ontem (Sábado – 18/09/2010) realizamos mais um encontro do grupo de usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE), chegando a sua sétima edição.  Nosso encontro este ano que visa ser um evento intinerante passando por diversas faculdades de Recife e Pernambuco, neste desembarcou na Faculdade Integrada do Recife/Estácio de Sá (FIR). Antes de escrever meus depoimentos pessoais sobre o evento, gostaria de agradecer primeiramente a Daniel Alves que foi nosso intermediador (membro do PUG-PE) com a FIR providenciando toda infra-estrutura necessária para a realização deste encontro. Os agradecimentos também se extendem à direção da FIR e à professora Érica por nos ceder o espaço.

Então como foi nosso VII Encontro do PUG-PE ? Posso dizer que esse encontro foi o mais ‘emocionante’ em termos de surpresas que tivemos que enfrentar no início do encontro. Alguns problemas de infra-estrutura apareceram, mas que conseguimos contornar durante todo o evento. O saldo final: Evento extremamente positivo! Pessoal saiu muito satisfeito com o que viu e com o dojo que participaram.  Infelizmente não tivemos 2 palestras que estavam programadas pela manhã: a minha sobre I.A. e a de Bruno Melo sobre Processamento de linguagem Natural. Mas, sem dúvidas serão adiadas para o próximo encontro! O tempo foi curto devido ao atraso que tivemos pela manhã. Mas nada tirou o brilho do restante das palestras que foram excepcionais!

Antes gostaria de divulgar e apresentar a estréia do nosso primeiro banner oficial do PUG-PE desenhado por Andréa Santos que estará presente em todos nossos encontros a partir de agora. Papel Chamex com caneta afirmando que no local ocorre o encontro, não mais! Agora é marcar presença, e que presença! hehe :D  Segue abaixo a foto do nosso banner oficial:

Banner oficial do PUG-PE

Mas vamos lá, para começar algumas fotos do público presente que desta vez tivemos uma presença em massa de novos alunos interessados em conhecer Python e em especial alunos da faculdade FIR.  A sala estava semi-lotada, mas que rendeu boas discussões em especial durante o dojo à tarde.

Público do PUG-PE

Público do PUG-PE

A abertura foi realizada por mim (Marcel Caraciolo (@marcelcaraciolo)) que comecei como mestre de cerimônias falando sobre o grupo, atividades, e aproveitando para apresentar a camisa oficial do PUG-PE,que já está no forno para sua primeira remessa de encomendas!

Marcel Apresentando o Grupo

Depois das devidas apresentações, a primeira palestra foi ministrada pelo nosso colega Péricles Miranda (@….)  que mal entrou no grupo do PUG-PE e com apenas 2 semanas de experiência com Python já teve o desafio de apresentar Python com Redes Neurais. Para quem não conhece redes neurais, ela é uma sub-área de inteligência artificial para resolução de problemas por meio de um sistema neurológico simulado em computação. Sem dúvidas foi uma bela aula introdutória com alguns exemplos legais em Python demonstrando seu uso em problemas de predição e classificação práticos.  Algumas fotos do palestrante abaixo:

Péricles e sua palestra sobre Redes Neurais

Péricles explicando as analogias neurológicas!

A segunda palestra foi ministrada pelo Lauro Moura (@lauromoura) , nosso convidado e também membro do PUG-PE, que apresentou sobre Python e dispositivos móveis.  Ele representando o INDT (Instituto Nokia de Tecnologia) falou um pouco sobre a nova biblioteca em Python que eles estão desenvolvendo em cima do QT : PySide.  Uma palestra muito legal, em especial por revelar que a biblioteca não só apenas é voltada para dispositivos móveis, mas como também tem porte para computadores também: Mac, Linux, Windows, etc. Sem dúvidas uma excelente alternativa para quem quer fugir das complicadas licenças do PyQt que é ainda meio ambígua. Com alguns demos bem interessantes, o PySide demonstrou ser uma biblioteca muito poderosa com aplicativos bem desenhados e tem um potencial forte para substituir o PyS60, que anda meio apagado desde que a Nokia deixou de suportar oficialmente a biblioteca nos seus aparelhos Symbian.  Mas acredito que dará a volta por cima com a entrada do PySide fortalecendo o desenvolvimento Python em cima de aplicativos móveis.  No fim, o Lauro ainda falou sobre os desafios a enfrentar em especial no quesito de desempenho e consumo de memória que ainda é um constante desafio nesta área de aplicativos móveis. Abaixo algumas fotos do palestrante:

Lauro apresentando o PySide

Lauro falando sobre Python e dispositivos móveis

Depois da palestra, pausa para um pequeno CoffeeBreak, patrocinado pela empresa Pernambucana Idealizza (@idealizza) o qual trabalha com desenvolvimento  de aplicativos web. O Coffeebreak sempre acompanhado de uma bela discussão e um ótimo networking. Sem dúvidas uma das melhores partes dos nosos encontros! Abaixo algumas fotos do coffebreak:

Coffeebreak sempre movimentado!

Coffebreak promovendo a interação e discussão!

A penúltima palestra foi ministrada pelo Filipe Varjão , (@filipevarjao) que apresentou uma breve introdução ao framework web Django. Uma excelente palestra destacando a didática com passo a passo de como desenvolver uma mini aplicação django. Para quem não conhece o Django, ela é uma das alternativas para desenvolver Python na Web.  Django se destaca por  ser um framework bem documentado e com suporte a diversas mini aplicativos que podem ser baixados e integrados a seu projeto rapidamente.  Abaixo algumas fotos da palestra de  Filipe Varjão:

Marcel apresentando o palestrante Filipe Varjão

Filipe Varjão falando sobre desenvolvimento com Django

Nossa última palestra do dia foi ministrada pelos veteranos e já ‘envagelistas’  Brunno Gomes (@brunnogomes) e Rodrigo Alves (@rodrigo3n)  com o combo ‘TDD + Coding Dojo’. Uma palesta sempre acompanhada de diversos risos entre a audiência, apresentando o desenvolvimento orientado a Testes (TDD) e como funciona o Coding Dojo.  Não poderia deixar de mencionar que a palestra foi muito boa! Abaixo as fotos dos palestrantes:

Palestra de Rodrigo e Brunno sobre TDD e Coding Dojo

À tarde tivemos o nosso II Coding-Dojo, que foi muito legal! Resolvemos em Python o clássico problema do RomansKata, que é o conversor de números em notação arábica para notação romana.  Até quem nunca programou em Python, teve a oportunidade de desenvolver e conhecer a linguagem.  Foi muito interessante ver a participação de todos para chegarmos à uma solução satisfatória, que devido ao tempo, poderia ser mais otimizada. Por sinal novas soluções ao problema chegaram até à nossa lista de discussão, demonstrando o poder do dojo na prática de programação aplicada.  Dessa vez todo o dojo foi registrado no GitHub, podendo depois acompanhar a evolução do código. Abaixo algumas fotos do dojo:

Piloto + Co-piloto iniciando o dojo

Pessoal no II Coding-Dojo

E assim finalizamos mais uma edição do nosso encontro do PUG-PE. Mesmo um pouco mais ‘trabalhoso’ o evento saiu como esperado e acredito ter atendido as expectativas de todos os presentes. Agradecimentos a todos os membros do grupo que nos ajudaram a organizar este evento e que venha o próximo VIII Encontro do PUG-PE em mais uma faculdade pernambucana. E para aqueles que vão ao PythonBrasil deste ano em Curitiba, nos encontramos lá em outubro!

Ah, para os que não foram fiquem felizes pois registramos todo o encontro em vídeo e será disponibilizado em breve em nosso canal de vídeos!  Os materiais (Slides + extras) serão divulgados em um próximo post neste blog!

Até o próximo encontro!

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo.

Membro e Moderador do PUG-PE

Links para os assuntos comentados

About these ads

Uma resposta

  1. [...] para divulgar os vídeos das palestras do VII Encontro do Grupo de usuários de Python que foi realizado no dia 18/09/2010 na Faculdade Integrada do Recife (FIR) com os temas sobre [...]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: